terça-feira, 28 de julho de 2015

Ele está lendo!

Tiago está lendo! Começou timidamente, lendo uma placa ali, um aviso acolá, informações na TV, envelope de carta, nome de loja... Um dia perguntou se adivinhar a palavra era o mesmo que ler. Foi quando percebeu que estava lendo.

Leu a capa do livro que o pai está lendo - A Guerra dos Tronos: A tormenta de espadas, e decidiu que vai ler, porque deve ser de muita aventura...

Parou na banca de jornal, leu a capa do gibi do Cascão - Edição de colecionador  - e quis comprar (porque sou colecionador também, não é mesmo, mamãe?)

Viciou na coleção Coleção Clássicos Ilustrados Turma da Mônica e toda semana traz um livro da escola pra lermos juntos. Normalmente ele lê o primeiro parágrafo, eu leio o segundo e assim vamos indo até terminar. Já lemos Cinderela, O Gato de Botas, Chapeuzinho Vermelho e A Roupa Nova do Rei.

Para comemorar, procuramos algo para ele ler em voz alta, como se fosse em capítulos. Escolhemos Correndo a todo vapor, da coleção Ache o Bicho. Esta é uma coleção interativa da Cosac & Naify, onde bichos são relacionados a temas como esportes, meios de transporte e família. O interessante é que para descobrir o bicho tem que abrir a página, então combinamos que ele só pode ler o nome do bicho depois de ter lido a página ao lado. Tiago gostou tanto que resolveu compartilhar com os avós e agora quer ler os outros títulos.


     


Há muita coisa bacana de autores reconhecidos para introduzir a criança na leitura individual. Escolhi títulos de três coleções que conheço e gosto muito para apresentar ao Tiago: Miolo Mole (Eva Furnari), Vou te contar! (Ruth Rocha) e Meus medinhos (Pedro Bandeira). Escritos em caixa alta, são textos curtos e singelos que costumam fazer muito sucesso com os pequenos.


    
     
   

Essa é uma fase deliciosa, mas um tanto complicada. Ele já lê, mas não tudo. Como criança curiosa que é, quer saber logo as letras minúsculas para poder cair de cabeça em suas leituras. Mas às vezes fica cansado de tanto esforço. Sinto que minha presença é imprescindível, seja para ler um pouquinho, seja para vibrar quando uma nova palavra - difícil - é desvendada, Como leitora apaixonada que sou, quero mais é que meu pequeno lute contra seus monstrinhos e descubra, desde já, seus direitos de leitor, mas essa já é outra história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário