quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Histórias de capítulos

Há algum tempo decidimos introduzir o Tiago nas maravilhas das histórias de capítulos. Queríamos trabalhar questões como respeito aos colegas e concentração. Não imaginávamos a alegria e a camaradagem que esses momentos nos trariam... Fizemos algumas tentativas. O Pequeno Príncipe e O Menino do Dedo Verde, apesar de clássicos, não empolgaram nada. Resolvi então tentar uma coleção que li quando criança e que sempre gostei muito: O Cachorrinho Samba. São vários livros repletos de aventura, amizade, descobertas: ingredientes certeiros prender o leitor.
   
Começamos com A Mina de Ouro e de cara percebemos o envolvimento do Tiago com a estória. Dia após dia, após o jantar, adentrávamos a mina e sofríamos com as crianças fome, sede, desespero em busca de uma saída. A leitura fez tanto sucesso que quando terminamos, ele pediu outra aventura com Cecília, Vera, Henrique, Eduardo, Quico e Oscar. Escolhi então A montanha encantada, minha segunda estória favorita da coleção (a favoritíssima é A Ilha Perdida, primeiro livro da Série Vaga-lume que eu li). Mais uma vez, o pequeno ouvinte foi fisgado pela trama. Ao término, Tiago insistiu em continuar com a coleção, e escolhemos O Cachorrinho Samba.

Confesso que fiquei com medo dele resolver querer um cachorrinho de estimação. O pedido pelo bichinho não veio, mas percebemos como ele ficou emocionado com as desventuras do cãozinho. Ficamos surpresos ao perceber como ele prestava atenção na estória. Ele lembrava de detalhes da trama nos momentos mais inesperados: tomando café, no parque, na casa da avó... Foram semanas envolvidos nesse universo canino. O difícil era fazer a leitura de apenas um capítulo por dia. Sempre ouvíamos o pedido: "mamãe, lê mais um capítulo, só unzinho!". Como resistir? 

Escolher um substituto foi uma tarefa árdua, mas a escolha foi um sucesso. As Bruxas é tão maravilhoso que merece um post só pra ele (leiam na próxima semana!)

Há muitos livros na nossa lista de desejos, além dos clássicos adaptados (penso em começar pela Odisséia - adaptado pela Ruth Rocha). O bacana é envolver o pequeno na escolha. A certeza de que é capaz de ouvir "um dos livros da mamãe" encanta e faz com que ele se sinta importante. Há autores brasileiros e estrangeiros, estórias de aventura, medo, amizade e de riso. Livros com personagens masculinos, femininos. Estórias de bichos, de reis e de bruxas. É um verdadeiro balaio!!! 

      


* Texto republicado com poucas atualizações. Leitura de capítulos do momento: Harry Potter e a Câmara Secreta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário